Curso CLP Fundamentos

R$129.00

pague em até 3x de R$43.00 Sem Juros

Neste curso de CLP Fundamentos, você aprenderá os passos iniciais para se tornar um profissional no ramo da automação industrial, pois ele conta com uma abordagem dos principais elementos de um sistema de automação industrial como sensores, atuadores e ao controlador lógico programável, o CLP.

Saiba como identificar um problema, manipular as variáveis, planejar a solução e, ainda, utilizar a simulação como ferramenta no desenvolvimento. Aprimore agora mesmo suas habilidades profissionais entrando no mundo tecnológico da automação com o curso CLP Fundamentos.

Descrição

Carga Horária

 

Vídeo Aulas: 34
Total de Horas Aulas: 01:49:15
Equivalência em Horas Aulas: 40:00:00

 

Conteúdo do Curso

Neste curso, vamos aprender os fundamentos essenciais para ingressar no mundo da automação industrial, utilizando como base o controlador lógico programável, o CLP. No primeiro módulo, fazemos uma contextualização e uma viajem no tempo para compreender como se deu a necessidade de criar dispositivos e máquinas automáticas.

Nos módulos seguintes, abordaremos a estrutura do CLP, suas interfaces de entrada e saída, os diferentes modos de processamentos e interações com o mundo externo. Por fim, abordamos as linguagens de programação, em especial a linguagem ladder aplicada à ferramenta de simulação, capaz de simular situações reais e proporcionar um aprendizado rápido e definitivo.

Assim teremos uma visão do que é a automação, utilizando as ferramentas básicas para a solução de algumas situações problema.

 

Mercado de Trabalho

  • Proporcionar ao aluno uma visão geral sobre automação, utilizando como ferramenta fundamental o Controlador Lógico Programável
  • Compreender a manipulação dos diferentes tipos de entradas e saídas e sua interação com o mundo externo
  • Desenvolver projetos para a solução de situações problema, utilizando ferramentas de simulação
  • Engenheiros, técnicos ou estudantes que tenham interesse em desenvolver projetos com CLPs

Requisitos

Embora algumas técnicas sejam aplicáveis em câmeras amadoras, recomenda-se o uso de uma câmera DSLR, para por em prática o aprendizado do curso de forma plena, possuir um computador com acesso a internet, ter noções básicas de informática.

 

 

 

Informação adicional

Módulo 01: Introdução

Neste módulo, iremos conhecer quais foram os fatores que levaram a necessidade da automação nos processos, e quais foram os grandes contribuintes para a difusão desse conceito. Com isso, seremos capazes de analisar diversas situações problema e associá-las a uma solução inteligente.

Módulo 02: Estrutura Básica

Neste módulo, vamos explorar todas as características de hardware do CLP, conhecer sua capacidade de processamento e de memória. Vamos conhecer também os modos de operação e como os dispositivos são capazes de interagir com as entradas e saídas do CLP.

Módulo 03: Explorando Entradas e Saídas

Neste módulo, vamos conhecer os tipos de entradas e saídas que são encontradas no CLP. Além disso, vamos entender como é feita a manipulação dessas entradas e saídas, utilizando um exemplo simples e esclarecedor.

Módulo 04: Sequências de Processamento

Neste módulo, vamos compreender como se dá o fluxo de dados no interior de um CLP, visualizando a recepção do sinal nas entradas, o processamento através do microprocessador e a atuação através das saídas.

Módulo 05: Programação em Ladder

Neste módulo, vamos explorar a linguagem Ladder, que é a linguagem mais utilizada para a programação de CLPs.

Módulo 06: Simulação de Projetos

Neste módulo, vamos conhecer o simulador de programação para CLPs, o Zelio Soft 2. Vamos conhecer as configurações básicas para elaborar um programa, desde a concepção da ideia até a simulação final.